segunda-feira, agosto 29, 2011

Saco de gatos - Análise da análise ao final do primeiro turno do BR11

Termina o primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2011. Cinco pontos separam o primeiro do sexto colocado e a briga pelo título segue indefinida. A essa altura as previsões iniciais têm que ser revistas e os críticos agora têm que nomear novos favoritos e elaboradas novas previsões.

Umas das grandes Farsas do Futebol é o papel do comentarista. Esse deve ser com certeza um dos melhores trabalhos do mundo. Em que outra profissão um especialista pode errar e chutar e inventar teorias e incrivelmente fica tudo por isso mesmo. Vamos fazer um paralelo, para exemplificar a questão melhor:

Já pensaram se um engenheiro civil errasse suas previsões da mesma forma em 1 em cada 10 projetos que ele participasse? Com certeza já teria sua licença cassada. E um neurocirurgião? esse então não tem permissão para errar.

Enquanto isso nossos entendidos da crônica esportiva agora vão desenterrar uma frase feita do tipo:

- O Futebol é uma caixinha de surpresas

Farsa, Farsa, Farsa. Pois assim como numa maratona o campeonato de pontos corridos deve ser analisado pela média de pontuação dos clubes e o percentual de aproveitamento. Portanto qualquer previsão é chute. Os comentaristas deveriam checar o percentual histórico dos clubes antes de mais nada. No Globo Esporte.com você pode clicar e conferir os indíces de cada coluna da Tabela de classificação.

E o que isso tudo quer dizer? Quer dizer que entre os primeiros colocados, o Corinthians teve uma queda grande de aproveitamento, o Flamengo também perdeu gás nas últimas rodadas. O São Paulo oscila muito. Vasco, Botafogo vêm crescendo com consistencia e o Palmeiras segue na cola.

As variaveis que podem mudar o panorama agora são contusões, cartões e o efeito sobrenatural de almeida (bissexto mas acontece). Vamos lá, acompanhar com atenção, a briga no saco de gatos.

Nenhum comentário: