terça-feira, agosto 09, 2011

Farsa segue na ativa - Grand Circus Brasilis

É isso ae...vamos dar uma sacudida aqui no A Farsa do Futebol e voltar comentando exatamente o quanto a farsa faz do futebol uma festa, ou melhor, um circo com direito a todos os elementos.

Dando um Mash-Upada no Casseta & Planeta vale lembrar que este é um circo  "com sérios cortes orçamentários" ao contrario. O que torna o ambiente menos iluminado e com certeza menos glamouroso. Sem considerar a higiene pessoal.

Para um verdadeiro Circo funcionar os elementos precisam estar em ordem. E assim como numa fábrica é preciso que todos entendam bem o seu papel em todo o processo produtivo. No caso aqui o produto que se espera no final da linha é Bufunfa*, de preferencia pura e desembaraçada.

O processo todo é baseado em uma complexo sistema de crenças que ao mesmo tempo em que une os torcedores também cria uma atmosfera de animosidade suficientemente tensa para que a audiência nunca seja coesa. Junte-se ao processo o talento brasileiro com a bola nos pés e a avidez geral para consumir futebol e extrair e fazer circular tal da bufunfa.

Então vamos à escalação do Circo:

Circo do Futebol Brasileiro - Gran Circus Teixeira

Quem é quem :

Jogadores: São os Bichos do Circo, a grande atração. São domados, treinados e ensinados a se portar em grupo. Exercem um grande encantamento no público por conta de seus dons naturais e diversas penugens que apresentam. São capazes de produzir Bufunfa a partir da sua vontade pessoal de executar o que lhe é pedido e para estar a disposição do grupo. Também são considerados trunfos nas mãos dos empresários.


Treinadores:  O que seria dos bichos do Circo sem alguém para orientá-los e cobrar o mérito pelo espetáculo apresentado. Junto com seus auxiliares são os Tratadores e responsáveis pela coreografia a ser apresentada no espetáculo. Extraem bufunfa para organizar os Bichos.

Empresários: Atuam como mágicos, utilizando-se de todos os tipos de truques para extrair bufunfa de negociatas envolvendo compra, venda, agenciamento e aconselhamentos dos jogadores. Atuam como agentes duplos e alguns são alquimistras tendo formulas secretas para transformar merda em bufunfa, através de um processo de inserção na mídia e na Seleção do Circo.

Dirigentes: São os Equilibristas do Circo. Sempre oscilando entre santos & demônios em função de extrair bufunfa de patrocinadores e apoiadores para a sua trupe. Ganham prestigio quando o espetáculo agrada e são vaiados quando perdem o passo.

Torcedores: tem Tripla função no Circo. Primeiramente são o maior fornecedor de bufunfa pura, que nesse processo extrativista, saí diretamente de seus bolsos para dispositivos de captação como bilheterias,licenciamento de produtos exclusivos, doações e outras mais sofisticadas. Imediatamente após a transferência da bufunfa o torcedor se transforma em público, em um período curto de crisália até virar o palhaço do Circo.

Maria Chuteira: fazem parte da fauna e flora que compoem o ambiente dos bichos no Circo. Via de regra atuam como engolidoras de espada, contorcionistas, massagistas e auxiliares de mágicos para distrair os bichos, razão pela qual os tratadores não querem elas por perto. Extraem bufunfa em um processo de atos contínuos e repetitivos que podem lhes causar alguma LER. É uma espécie em mutação constante, com tendencia a aumentar suas protuberâncias para chamar mais a atenção.



*Bufunfa é uma erva que tem o poder de realizar todas as vontades de quem a possui em grande quantidade e pode ser extraída da natureza de várias formas desde créditos em cartões corporativos, vales alimentação, reembolsos, assaltos e comissões em conta corrente e pode ser refinada até sua forma mais pura: a nota de 100 doláres.

Nenhum comentário: